Como fazer o manejo de ácaro-rajado na lavoura

O ácaro-rajado é capaz de atacar cerca de 150 plantas cultiváveis, como soja, milho e morango. Caso a praga não seja controlada, a produtividade da lavoura pode ser seriamente afetada.

Como fazer o manejo de ácaro-rajado na lavoura
imgaem da internet

Por ser uma espécie altamente polífaga, ou seja, capaz de consumir diferentes fontes de alimento, o ácaro-rajado é considerado uma das principais ameaças a diversas lavouras do mundo.

De acordo com um estudo publicado na Revista Nature, uma das publicações científicas mais conceituadas do mundo, essa praga pode atacar mais de 1.100 plantas distintas, incluindo espécies que produzem substâncias tóxicas.

Desse total, cerca de 150 são plantas cultiváveis com grande importância econômica, como soja, algodão e milho, entre outras. Em função desse comportamento, esse ácaro possui uma grande incidência e pode causar grandes prejuízos em diversas áreas produtoras.

Por isso, é fundamental que o agricultor saiba como monitorar, identificar, controlar e prevenir a ocorrência dessa praga.

Para atingir esses objetivos, o primeiro passo é conhecer melhor as características físicas e comportamentais dessa espécie de ácaro.